quinta-feira, 14 de junho de 2012

Thunderbirds em ação rede TUPI



Thunderbirds (ou Thunderbirds em ação) foi um seriado infanto-juvenil para televisão muito popular, produzido entre 1965 e 1966 por Gerry Anderson e Sylvia Anderson. O seriado consistia em animação com marionetes (chamado nos créditos da série de Supermarionation). O casal de produtores também produziu outros seriados com marionetes como Joe 90, Capitão Escarlate, Stingray e Fireball XL-5.

Thunderbirds tratava das missões de uma organização secreta de resgate internacional, formada pela família Tracy e alguns empregados, que possui um arsenal de foguetes e máquinas escondidas em uma ilha secreta. Seu lider é Jeff Tracy, um ex-astronauta milionário, pai de Scott Tracy, Virgil Tracy, Alan Tracy, Gordon Tracy e John Tracy. Compõem ainda os personagens da história Kyrano, empregado dos Tracy, e sua filha Tintin.

As máquinas mais conhecidas, que apareceram no seriado, foram:

Thunderbird 1 - era uma nave que decolava como foguete, de baixo da piscina que se abria, mas voava como avião e era usada para ir na frente preparando a chegada dos equipamentos de resgate. Seu piloto é Scott Tracy;
Thunderbird 2 - a nave de carga que levava os equipamentos para o local de ação, inclusive carregava frequentemente o Thunderbird 4 e/ou a "Toupeira (do original 'Mole')". Ele é pilotado por Virgil Tracy;
Thunderbird 3 - era um foguete, que decolava em meio a um prédio, usado em missões no espaço. O astronauta que o pilota é Alan Tracy;
Thunderbird 4 - um pequeno submarino, para missões no fundo do mar. Seu piloto é Gordon Tracy;
Thuderbird 5 - era uma estação espacial para monitorar as comunicações da terra. Seu controlador é John Tracy;
Toupeira (do original "Mole") - era um engenho mecânico, capaz de perfurar o solo para missões em baixo da terra.
Todas estas máquinas eram fruto da genialidade do engenheiro Brains, personagem que usava óculos "fundo de garrafa". A sequência de lançamento de cada uma das naves era deliciosa, incluindo escorregadores e rampas de lançamento, sempre com a música tema ao fundo.

Um outro personagem importante da trama é Lady Penelope, a agente de Londres, sempre com seu mordomo e motorista Parker (um ex-ladrão que de vez em quando voltava às velhas práticas), normalmente em aventuras a bordo de um incrível Rolls-Royce futurista de seis rodas chamado Fab-1.

Frequentemente o resgate internacional envolvia-se nas tramas armadas pelo seu arqui-inimigo, cujo nome era Hood. Hood, que é irmão de Kyrano, tinha poderes hipnóticos e era um mestre dos disfarces.No Brasil a série foi exibida com exclusividade na Rede Tupi de Televisão durante toda década de 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário