quinta-feira, 14 de junho de 2012

GRANDES ATRAÇÕES DA TV TUPI

 

 

Roda de Fogo (Rede Tupi)1978


Roda de Fogo é uma telenovela brasileira, produzida pela TV Tupi, exibida de 1 de maio a 28 de outubro de 1978, escrita por Sérgio Jockymann e Walter Negrão, dirgida por Atílio Riccó e Henrique Martins.


Sinopse

A história gira em torno do imenso império jornalístico do ambicioso e egoísta empresário "Lear", que por motivos de saúde se afasta da direção das empresas e resolve dividir a herança entre suas três filhas.

Elenco

Eva Wilma .... Gil (Giovana)
Maria Estela .... Jane
Kate Hansen .... Délia
Oswaldo Loureiro .... Lear
Cláudio Marzo .... Jacques
Othon Bastos .... Albano
Geraldo Del Rey .... Noel
Francisco Milani .... Bento
Fúlvio Stefanini .... Edmundo
Rolando Boldrin .... Eduardo
Karin Rodrigues .... doutora Giovana
Sady Cabral .... doutor Gaspar
Beth Goulart .... Paula
Gianfrancesco Guarnieri ....
Chica Lopes ....
Sônia Maria...Governanta do Albano e da Gil.

Trilha Sonora

Jogo da Vida - Paulinho Nogueira
Lindeza - Secos & Molhados
Esqueça-me - Lady Zu
Canção Em Dois Tempos (Era Casa, Era Jardim) - Vital Farias
Lições de Vida - Toquinho
Bem-te-vi - Tetê e o Lírio Selvagem
Magia - Zizi Possi
Solidão - Paulinho Camargo
Sua Ausência Em Minha Vida - Super Bacana
Acertei no Milhar - Gilberto Gil
Sapato Velho - Quarteto Em Cy
Metades - Leci Brandão


Curiosidades






Sérgio Jockymann começou a telenovela baseando-se em Rei Lear, de Shakespeare, mas não fez muito sucesso. Dois meses depois, Walter Negrão assumiu o texto e matou os personagens de Eva Wilma, Cláudio Marzo e Oswaldo Loureiro, tornando a trama um policial.
Concorria no horário com o sucesso global O Astro.
Em 1986, a Rede Globo exibiu uma novela homônima, porém sem qualquer semelhança com esta além do fato de ambas contarem com a atriz Eva Wilma no elenco.

Fusarca e Torresmo


A dupla de humoristas Fusarca e Torresmo fazia muito sucesso no inicio da tv brasileira ,eles tinham um programa aos domingos pela manhã na TV Tupi dos anos 50.
Visita dos palhaços ao Club do Papai Noel - TV Tupi, década de 50. Da esquerda para direita, respectivamente: o palhaço Fuzarca, a menina Sônia Maria Dorce, o apresentador Homero Silva e o palhaço Torresmo.

*raríssima capa para o disco da dupla de palhaços.
Fuzarca:
Albano Pereira, o palhaço Fuzarca, nasceu em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, em 31 de janeiro de 1913. Quando do início da televisão no Brasil, o circo teve grande participação, pois a oferta era grande e a aceitação pelo público maior ainda. Fuzarca e Torresmo começaram a trabalhar juntos em 50, já para trabalharem em televisão. Foi assim que Fuzarca e Torresmo estavam já nos estúdios da TV Tupi, no dia 18 de setembro de 1950. Ambos vieram de famílias circenses. Fuzarca era filho de Alcibiades Pereira, dono de um circo (e fez dupla com vários palhaços, como Piolin), e Ester Ozon Pereira. Seu nome era Albano Pereira Neto. Na TV Tupi fazia esquetes cômicos com Torresmo, em vários programas, como: "Gurilândia", "Tele Gongo", "Festa Matinal", "Clube Papai Noel" e principalmente no "Circo Bombril", comandado por Walter Stuart. Fuzarca apareceu também em várias novelas e seriados, como: "As Aventuras de Berloque Kolmes", "48 Horas com Bibinha", "O Falcão Negro", "Seu Tintoreto", "Seu Genaro". Ele e Torresmo apareciam também em "TVs de Comédia", escrito por Geraldo Vietri.
Casado com Italia Pereira, teve dois filhos: Alcibiades Albano Pereira e Italba Pereira. Fuzarca faleceu em São Paulo em 08 de junho de 1975.

Torresmo:
JOSÉ CARLOS QUEIROLO: PALHAÇO TORRESMO

Nasceu em Espírito Santo do Pinhal, no dia 04 de abril de 1918, quando o circo Irmãos Queirolo, de propriedade de seu pai e tios, itinerava pelo o interior do Estado de São Paulo. Filho único de Jose Carlos Queirolo, Palhaço Chicharrão e de Dona Graciana Cassano Queirolo, atriz. Ele uruguaio e ela Argentina. Desde a mais tenra idade (3 anos), tomou parte nos atos de seu pai, com o nome de Chicharrãozinho, a sua infância e adolescência estudou, inicialmente no colégio Caetano de Campos e depois no Colégio Ginásio Ipiranga. Juntamente com seu pai e sua mãe, excursionou por todo o Brasil e alguns países estrangeiros.

Foi cantor de tangos e melodias mexicanas, compositor e poeta. Após formar-se em 1938, seguiu com seus pais para excursionarem com o “Circo Cine Mundial”, uma mistura de circo e cinema, pelo o Estado de São Paulo, permanecendo nessa excursão por 10 anos.

Torresmo toca saxofone, marimba, violino. “Eu sou um artista de verdade e hoje ninguém quer pagar artistas de verdade. Mas as crianças gostam de nós, dos verdadeiros palhaços. A cada risada delas, quando me vêem, tenho certeza disso”.*Aos domingos, ele sempre repete a mesma frase: “Assim não agüento” e a criançada grita: “Guentaaaaá”.
Em 1950, tendo conhecimento da Tv, acreditou no sucesso desse meio de comunicação. Participou do programa de Luiz Gonzaga, no Cine-Teatro Odeon e foram vistos pelo “olheiro” da TV Tupi, canal 3, no programa do artista Humberto Simões (famoso ventríloquo brasileiro). Humberto apresentou Torresmo ao diretor Cassiano Gabus Mendes – 1º diretor de TV no Brasil. No dia 12 de outubro de 1950, dia das Crianças, Torresmo estreou no canal 3, TV Tupi Difusora, às 20:00hs.Com a morte de Fuzarca, em 1975, Torresmo passou a fazer dupla com seu filho, o Palhaço Pururuca e continuou entre o palco e a lona. Ele recordava o passado e guardava suas palhaçadas ou excentricidades, para teatros e residências.

“O picadeiro cansa muito, mas ainda estou preparando minha maquiagem para o ritual de transformação de Brasil Queirolo em Torresmo”.Torresmo, artista, segundo ele desde eu nasceu, está começando a transformar em realidade, um velho sonho: “Quero morrer debaixo de uma árvore, vendo as crianças brincarem”.

Brasil Jose Carlos Queirolo - Palhaço Torresmo – faleceu em maio de 1992.

 

 
O programa Clube do Papai Noel é oriundo do rádio, onde Homero Silva o apresentava na Rádio Difusora de São Paulo. Homero já tinha sido escolhido para ser o primeiro locutor, aquele que apresentaria a PRF3-TV Tupi, aos telespectadores, no lançamento da primeira emissora de televisão da América Latina, e não abriu mão do comando do programa quando este foi para Tv.

Depois que o Clube do Papai Noel passou para a Tv Tupi em 1951, Homero transformou-se em uma figura tão querida que as crianças o chamavam de “Papai Noel”. Homero dirigia e apresentava o infantil, ao lado da menina Sonia, e assim passou a ser super admirado pela perfeição de suas apresentações, por sua cultura e por sua verve.

O programa tinha a coordenação de Remo Menezes, ele selecionava as crianças e montava o programa todo na máquina de escrever.

Entre os números trazidos pelo Clube do Papai Noel tínhamos: mágica, malabarismos e humor leve, mas a principal atração do infantil eram os cantores mirins.

No programa iniciaram a carreira artística nomes importantes como: Hebe Camargo, Erlon Chaves, Wilma Bentivegna, Wanderley Cardoso, Vida Alves, e muitos outros.



FICHA TÉCNICA

Emissora: Tv Tupi.

Ano de Produção: 1951.

Preto e Branco.

Companhias Produtoras: Tv Tupi.

Apresentação:

Homero Silva .... Papai Noel

Sonia Maria Dorse .... Sonia

O nome do programa nada tinha com o Natal. Homero era adorado pelas crianças por conta do programa de rádio, onde elas chamavam-no de "Papai Noel" (esquisito, não?). O apelido "pegou" e foi parar na TV.



*

 

 

 

Carequinha(1915-2006)


Por volta de 1938 começou a cantar na Rádio Mayrink Veiga no Rio de Janeiro dentro do programa do Picolino e nos anos 50 chegou a televisão, onde se tornou o primeiro palhaço a ter um programa somente dele denominado “Circo Bombril” que depois passou a ser chamado de Circo do Carequinha e ficou comandando esse programa na TV Tupi por aproximadamente 16 anos.
Também se apresentou em outras emissoras como a TV Piratini-GRUPO ASSOCIADOS(Porto Alegre-RS), TV Curitiba(Parana) e TV Gaúcha(Porto Alegre-RS), entre outras. Em 1976 o cineasta Roberto Machado Junior fez um documentário sobre ele, onde participou também como roteirista. Na década de 80 comandou o programa Circo Alegre na extinta TV Manchete. Em sua vida de artista fez um pouco de tudo e até trabalhou na novela As Três Maria e também dentro da Escolinha do Professor Raimundo, e seu último trabalho foi na minissérie Hoje é Dia de Maria em 2005.


E ele cantava:

Criança feliz, feliz a cantar
Alegre a embalar, seu sonho infantil
Ô meu bom Jesus, que a todos conduz
Olhai as crianças do nosso Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário