quinta-feira, 14 de junho de 2012

Joe 90



Emissora: ITC.

Emissora no Brasil: Tv Tupi.
Ano de Produção: 1968 (30 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Century 21 Television e Incorporated Television Company.
A Série.



Joe 90 foi uma série de TV criada em 1968 por Sylvia e Gerry Anderson, utilizando exclusivamente bonecos e marionetes dentro de uma técnica desenvolvida por Gerry Anderson e equipe, chamada Supemarionation, para Lew Grade´s ITC Entertainment, pela Century 21 Productions.

Esta nova série de Anderson se caracterizou por apresentar operações de salvamento, organizações mundiais secretas, complicadas engenhocas, terrorismo e ameaças para o mundo inteiro. Na parte técnica, os bonecos ficaram mais precisos e com melhor proporcionalidade em relação à série anterior chamada, Captain Scarlet and the Mysterons, apesar de muitos dos bonecos serem re-utilizados, com exceções do Captain Scarlet, Capitão Blue e da Tenente Green.

Também alguns outros bonecos foram construídos, incluindo Joe e Mac e muitos bonecos tiveram versões com aparências mais bronzeadas para retratar pessoas mais morenas. O estilo mais violento e escuro que já havia em Captain Scarlet também foi continuado em Joe 90. Um exemplo disso ocorreu quando o professor McClaine foi seqüestrado, amarrado e ameaçado, com uma broca, no episódio "Project 90".

Isso demonstrava claramente que os enredo eram impróprios para um menino de nove anos. Também era permitido ao nosso herói, ainda menino, se infiltrar em locais perigosos e sem despertar suspeitas. Para acrescentar mais realismo, a voz de Joe foi interpretada pelo ator-mirim Len Jones, em lugar de uma atriz, como era normalmente feito nas outras séries. Mac foi sonorizado por Rupert Davies e Sylvia Anderson emprestou sua voz para Mrs. Harris.

A série também insinuava que a Guerra Fria não mais existia no século 21, mas muitas cenas mostravam o contrário, como na cena em que Joe rouba um avião de guerra russo, assim como os vilões que apresentavam caracteres freqüentemente eslavos. As músicas do espetáculo ficaram ao cargo de Barry Gray, que também compôs músicas para outras produções de Anderson.
A História.



A história desta série se concentra num garoto de nove anos, chamado Joe, adotado pelo gênio em computação, o Professor Ian McClaine, que inventa um aparelho denominado de B.I.G.R.A.T. (Brain Impulse Galvanoscope Record and Transfer).

O personagem Joe 90 era um garoto inocente e pueril sem seus óculos, mas quando as usava seu comportamento se tornava com um tom adulto, devido a natureza do padrão do cérebro que ele estava usando no momento. Como um menino normal ele se dirigia ao professor como "pai", mas com os óculos ele se dirigia a ele como "Mac". Curiosamente, não era incomum nas escolas britânicas, nos anos sessenta, chamar um garoto inteligente de Joe 90. Esse mesmo apelido também, geralmente era dado, as crianças com problemas visuais, que necessitavam do uso de óculos.

Esse aparelho era um dispositivo que permitia transferir todos os conhecimentos e experiência de uma pessoa, através de um complicado sistema de eletrodos, que armazenavam as informações obtidas num computador e através de ondas cerebrais, podiam ser transferidas para uma segunda pessoa.

Um amigo do professor chamado Sam Loover, que na realidade era um agente secreto que trabalhava para uma organização secreta chamada WIN (Word Intelligence Network), ao tomar conhecimento do aparelho, consegue persuadir o professor a deixar o seu filho Joe a usar o aparelho e assim trabalhar para a WIN.

Depois que Joe adquire as habilidades após a transferência, ele consegue a voar em poderosos jatos, executar cirurgias, e assim por diante, enquanto passa por um garoto inocente diante de seus inimigos.

O maior problema de todo esse sistema era que Joe precisava se manter em contato permanente com a máquina, para não perder os conhecimentos e isso foi resolvido com o uso de um par de óculos especiais, que o conectavam via rádio. Assim Joe, juntamente com a organização WIN, passa a vivenciar várias aventuras tentando preservar a paz no mundo.


No Brasil.



No Brasil esta série foi apresentada pela TV Tupi, na década de 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário